sábado, 16 de outubro de 2010

As Três Peneiras (Liderança)

Olavo foi transferido de setor.

Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:

- Chefe o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Marco.

- Disseram que ele… – Antes mesmo de terminar a frase, Juliano, o chefe, interrompeu:

- Espere um pouco Olavo, o que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?

- Peneiras? Que peneiras, chefe?

- A primeira Olavo, é a da VERDADE.

Você tem certeza que este fato é absolutamente verdadeiro?

- Não, não tenho não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram…Mas eu acho que…

E, novamente Olavo é interrompido pelo chefe.

- Então sua história já vazou a primeira peneira.

Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE.

O que você vai me contar é coisa boa? Gostaria que os outros também dissessem isso a seu respeito?

- Claro que não! Deus me livre, chefe! – diz Olavo assustado.

- Então – continua o chefe – Sua história vazou a segunda peneira.

Vamos ver a terceira que é a da NECESSIDADE.

Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda a melhorar a empresa e seu ambiente de trabalho?

- Não, chefe. Passando pelo crivo destas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar – falou Olavo surpreendido…

- Pois é, Olavo. Já pensou como as pessoas seriam mais felizes e as empresas muito mais agradáveis pra se trabalhar se todos usassem essas peneiras? – diz o chefe sorrindo, e continua …

- Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante: Verdade, Bondade e Necessidade.

Autor: Marco Fabossi em Liderança em 6 de junho de 2008

http://www.blogdofabossi.com.br/2008/06/as-tres-peneiras/

Pessoas inteligentes falam sobre idéias. Pessoas comuns falam sobre coisas. Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário